Agência Panafricana de Notícias

Mali e Mauritânia reforçam cooperação em matéria de segurança

Nouakchott- Mauritânia (PANA) -- A Mauritânia e o Mali decidiram reforçar a sua cooperação de segurança no quadro da luta contra o crime transfronteiriço, soube a PANA quinta-feira de fontes oficiais.
Esta opção comum foi feita durante uma audiência concedida, quarta-feira à noite, pelo Presidente mauritano, Mohamed Ould Abdel Aziz, ao ministro maliano da Defesa, Natié Pléa, acompanhado do chefe de Estado-Maior maliano, Gabriel Poudouyougou.
Falando dos resultados deste encontro, o ministro maliano da Defesa declarou quinta-feira à Agência Mauritana de Notícias (AMI) que a audiência permitiu abordar questões que interessam a sub-região, bem como assuntos actuais de maior preocupação para os dois países.
Trata-se, Para Natié Pléa, "particularmente de conjugar esforços com vista a fazer face, de maneira eficaz, ao fenómeno do banditismo transfronteiriço, tanto a nível bilateral como entre todos os Estados sahelo-sarianos.
Esta aproximação relativa à segurança entre Nouakchott e Bamako justifica-se pelos raptos ocorridos recentemente nos respectivos territórios e cujas vítimas, nomeadamente sete cidadãos europeus, estão ainda provavelmente sequestrados no norte do Mali.
Estes actos foram atribuídos e/ou reivindiacos pela nebulosa rede terrorista Al Qaeda do Magrebe Islâmico (AQMI).