Mali e Marrocos juntos na gestão de migração
Bamako, Mali (PANA) – O Mali e Marrocos assinaram, segunda-feira, em Bamako, um memorando de entendimento de cooperação em matéria de gestão de políticas migratórias, soube a PANA de fonte oficial em Bamako.
O documento foi rubricado à margem duma visita de dois dias ao Mali do vice-ministro marroquino dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, para Marroquinos Residentes no Estrangeiro e Assuntos Migratórios, Abdelkrim Benoutiq.
Este memorando de entendimento, que visa criar um quadro de cooperação entre os dois países, permite, por um lado, a partilha das conquistas e de experiências nas áreas da gestão dos assuntos das comunidades residentes no estrangeiro e, por outro lado, a sua mobilização para o desenvolvimento dos dois países.
Por outro lado, o Memorando permite o acompanhamento que visa uma melhor integração educativa, cultural e social das comunidades marroquinas e malianas nos dois países.
Para o vice-ministro marroquino, este Memorando é um passo importante, um quadro indispensável que vai permitir às duas partes trocarem informações, para servir melhor às duas comunidades que residem no estrangeiro.
"É um quadro que nos vai permitir, no futuro, trabalhar juntos", indicou.
Por sua vez, o ministro dos Malianos do Exterior e Integração Africana, Yaya Sangaré, indicou que enquanto "país de partida, de trânsito e, cada vez mais, de acolhimento, o Mali percebeu, muito cedo, a necessidade de fazer da gestão da migração uma prioridade nacional".
Valeu-se "duma vontade política confirmada", que se traduziu em atos com reformas institucionais importantes e mediante a conceção de instrumentos e estratégias eficientes para responder às implicações migratórias.
-0- PANA GT/JSG/IBA/CJB/DD 27fev2019