Agência Panafricana de Notícias

Mali e Canadá perspetivam cooperar no setor saúde da materna e neonatal

Bamako- Mali (PANA) -- Os Governos do Mali e do Canadá assinaram, segunda-feira à tarde em Bamako, uma carta de intenção na área da saúde materna e neonatal, soube a PANA de fonte oficial.
O documento foi rubricado pelo ministro maliano da Administração Territorial e Colectividades Locais, Kafougouna Koné, em representação do ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internaciona, e pelo ministro canadiano da Cooperação Internacional, Beverley J.
Oda.
Os dois países comprometem-se a dar prioridade à formação do pessoal da saúde, ao reforço dos sistemas de cuidados médicos primários a nível local, ao melhoramento da saúde nutrimental e à redução da incidência das doenças sobre mães, recém-nascidos e crianças com menos de cinco anos de idade.
A assinatura desta carta de intenção permite garantir cuidados essenciais a favor de mulheres e de crianças e ultrapassar numerosos desafios ligados à mortalidade materna, neonatal e infantil e ao planeamento familiar.
O Mali regista uma taxa de mortalidade materna de 464 em cada 100 mil nascimentos vivos, uma taxa de mortalidade infantil de 96 em cada mil nascimentos vivos, de acordo com dados oficiais.