Mali e Burkina Faso realizam operação militar conjunta
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Os exércitos do Mali e do Burkinabe estão a levar a cabo uma operação conjunta nas duas fronteiras dos dois países, anunciou segunda-feira, em Ouagadougou, o ministro maliano da Defesa do Mali, major-general Ibrahima Dahirou Dembélé.
O governante maliano veio à capital burkinabe para apresentar as condolências do seu país ao Burkina Faso pelos 24 soldados mortos no de segunda-feira passada contra um destacamento militar.
"Temos uma operação de campo nas fronteiras entre os dois países chamada Kapigou Oryx. Estamos a avaliar esta operação com o meu homólogo do Burkina Faso e reforçar as nossas capacidades, reunindo os nossos recursos para conter estes grupos terroristas", afirmou, após uma reunião com o primeiro-ministro do Burkinabe, Christophe Marie Joseph Dabiré.
"O povo burkinabe foi vítima de um ataque cobarde e desprezível, que causou a perda de vários dos nossos camaradas de armas", deplorou o general Dembélé, antes de apresentar as condolências de Ibrahim Boubacar Keïta, Presidente do Mali, do primeiro-ministro Boubou Cissé, e de todos os membros do Governo e do povo do Mali ao povo irmão do Burkina Faso.
Embora a situação de segurança do Mali se tenha deteriorado desde 2012, foi em abril de 2015 que o vizinho Burkina Faso sofreu os seus primeiros ataques terroristas.
Hoje, estes dois países do Sahel sofrem todos os mesmos ataques terroristas que também alimentam conflitos intercomunitários.
-0- PANA TNDD/CJB/IZ 27ago2019