Mali descarta adiamento de eleições legislativas
Bamako, Mali (PANA) - O ministro maliano da Administração Territorial, Boubacar Ba, garantiu que não haverá adiamento das eleições legislativas cuja primeira volta está prevista para 29 de março próximo.
Disposições estão a ser tomadas para garantir a segurança destas eleições que são livres e ninguém é obrigado a participar nelas, acrescentou Ba, que falava no fim de semana em Bamako aos jornalistas.
O ministro maliano da Administração Territorial respondia assim a responsáveis de partidos políticos e de associações da sociedade civil que pedem o adiamento das eleições, alegando a crise de segurança prevalecente no país.
"Todos aqueles que contam com a República decidiram participar nestas eleições”, regozijou-se o governante maliano cujo departamento ministerial é o principal organizador do escrutínio.
O mandato dos deputados do Parlamento atual expirou desde 31 de dezembro de 2018 e foi prorrogado por duas vezes, devido à crise mutiforme que regista o Mali desde 2012.
Durante o Diálogo Nacional Inclusivo, organizado de 14 a 22 de dezembro de 2019, os participantes, compostos de todas as sensibilidades do país, exigiram a organização das eleições legislativas antes de 2 de maio de 2020, excluindo qualquer outra prorrogação do mandato dos deputados.
A 29 de março de 2020, mais de sete milhões 600 mil cidadãos Malianos, repartidos em mais de 22 mil assembleias de voto, devem ir às urnas para eleger os 147 deputados da Assembleia Nacional.
-0- PANA GT/JSG/FK/IZ 17fev2020