Mali denuncia violação de seu espaço aéreo por avião francês proveniente de Abidjan
Bamako, Mali (PANA) - O Mali denunciou terça-feira uma violação do seu espaço aéreo por um avião francês a partir de Abidjan, soube a PANA de fonte oficial.
“O Governo da República do Mali informa a opinião nacional e internacional que uma aeronave do Exército francês, de tipo A400, cuja matrícula é FRBAN, efetuou, terça-feira, 11 de janeiro de 2022, um voo na rota Abidjan (Cõte d'Ivoire) – Gao (Norte do Mali) – Abidjan”, denunciou um comunicado de imprensa lido quarta-feira na Televisão Maliana.
A referida aeronave, que violava manifestamente o espaço aéreo maliano, desligou o transmissor-recetor para não ser identificada e cortou a comunicação com organismos de controlo aéreo do Mali, lê-se no mesmo documento.
Apesar desta manobra fraudulenta, prossegue o comunicado de imprensa assinado pelo ministro maliano da Administração do Território, porta-voz do Governo, as capacidades de defesa nacional recentemente adquiridas pelo Mali permitiram identificar e rastrear a trajetória do avião.
Consequentemente, o Governo maliano denuncia esta violação do seu espaço aéreo pelas autoridades francesas que, além disso, decidiram apoiar as sanções da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), incluindo o encerramento das fronteiras terrestres e aéreas dos seus países com o Mali.
Em retalhação, recorda a nota, o Governo maliano também fechou as suas fronteiras com os países membros da CEDEAO, exceto a Guiné Conakry.
"Também o Governo, ao convocar a opinião nacional e internacional para testemunhar, declina qualquer responsabilidade pelos riscos a que os autores destas práticas possam expor-se, em caso de novas violações do nosso espaço aéreo", adverte o Governo maliano, convidando as populações a redobrarem a vigilância e permanecerem mobilizadas.
-0- PANA GT/JSG/MAR/DD 13jan2022