Bamako, Mali (PANA) - O Presidente maliano, Ibrahima Boubacar Kéita, decretou um recolher obrigatório em todo o território nacional, a partir desta quinta-feira 26 de março, das 21:00 às 05:00 horas locais, após o aparecimento terça-feira última no país dos dois primeiros casos de coronavírus.
Numa alocução pronunciada quarta-feira à noite na televisão nacional, o Presidente Kéita anunciou o encerramento das fronteiras terrestres, exceto para o transporte das mercadorias, nomeadamente dos produtos alimentares de primeira necessidade.
« É o preço a pagar para evitar no Mali uma tragédia”, explicou o Presidente maliano que confirmou que as eleições legislativas se realizarão efetivamente a 29 de março corrente (primeira volta) e a 19 de abril próximo (segunda volta), em conformidade com uma recomendação do Diálogo Nacional Inclusivo, organizado de 14 a 22 dezembro de 2019 em Bamako.
Ele também anunciou o não fecho dos mercados insistindo na tomada em consideração das medidas barreiras a observar para evitar a propagação da doença.
O Governo fará o seu possível para conter o coronavírus, garantiu o Presidente maliano, exortando os seus compatriotas a respeitar as medidas adotadas para lutar contra a pandemia.
-0- PANA GT/JSG/FK 26mar2020