Bamako, Mali (PANA) - O Governo maliano adotou um projeto de lei relativo à criação da reserva da Biosfera de Gourma para garantir a sobrevivência de elefantes, numa zona situada perto da fronteira Mali-Burkina Faso-Níger, soube a PANA de fonte oficial.
A reserva parcial dos elefantes de Gourma, com uma superfície de um milhão 250 mil hectares, foi classificada por uma lei datada de 30 de dezembro de 1959.
Hoje, ameaças pairam sobre a sobrevivência dos elefantes de Gourma, os homens e os paquidermes rivalizam-se cada vez mais para os mesmos espaços, os mesmos recursos pastoris, os mesmos pontos de água, daí a necessidade de rever esta lei de 1959.
Segundo um comunicado do Governo maliano, a adoção do presente projeto permitirá, entre outros, a preservação e a readaptação das zonas vitais para os elefantes, e permitirá às populações locais realizar normalmente as suas atividades de produção em zonas específicas.
Permitirá gualmente o alargamento das zonas de proteção às zonas transfronteiriças do Sahel, em conformidade com os acordos internacionais sobre o ambiente.
-0- PANA GT/IS/FK/IZ 28maio2020