Mali cria comissão para acompanhar tráfico de migrantes
Bamako, Mali (PANA) - Um ateliê sobre o tráfico de migrantes e atividades afins, no Mali, criou quinta-feira uma comissão encarregada de acompanhar todas as questões relacionadas com os direitos da criança, o tráfico de seres humanos e o contrabando de migrantes.
O seminário realizou-se em Kadiolo, no sul do Mali, na fronteira com a Côte d'Ivoire, onde os participantes se comprometeram a apoiar os esforços do Governo do Mali para erradicar este flagelo.
A comissão criada será presidida pelo presidente do Tribunal de Kadiolo, e irá acompanhar todas as questões relacionadas com os direitos das crianças, o tráfico de seres humanos e o contrabando de migrantes para esta zona fronteiriça sujeita ao problema da migração irregular.
Entre os participantes estiveram representantes das autoridades administrativas e políticas, da Organização não Governamental (ONG) Enda-Mali, dos serviços de segurança, do poder judicial, da inspeção do trabalho e das associações e organizações da sociedade civil.
Durante três dias, eles trocaram impressões nomeadamente sobre o conceito de tráfico de pessoas e atividades conexas, o contrabando de migrantes, as práticas condenadas por todas as legislações nacionais e internacionais e os mecanismos de assistência às vítimas do tráfico.
O objetivo do encontro foi informar e capacitar atores locais sobre o conceito de tráfico de pessoas e atividades conexas, o contrabando de migrantes, práticas condenadas por todas as legislações nacionais e internacionais.
-0- PANA GT/JSG/IBA/CJB/IZ 26julho2019