Mali cria comissão de redação de nova Constituição
Bamako, Mali (PANA) - O Presidente da Transição do Mali, o coronel Assimi Goita, assinou sexta-feira última, um decreto sobre a criação da Comissão da Redação da nova Constituição do Mali, uma das missões fundamentais atribuídas ao Governo da Transição no quadro da refundação do Estado, soube a PANA de fonte oficial.
Esta comissão terá a tarefa de elaborar um anteprojeto de lei sobre a Constituição da República do Mali, no quadro da refundação do Estado”, indica o decreto.
A sua missão não ultrapassará dois meses, devendo, no seu fim, entregar ao Presidente da Transição um relatório e o anteprojeto da Constituição.
Além do seu presidente, a comissão tem como membros um relator geral, um relator geral adjunto, peritos e um pessoal de apoio, todos nomeados pelo Presidente da Transição.
De acordo com o mesmo documento, esta comissão pode recorrer a pessoas tidos como recursos no quadro da sua missão.
De acordo com atores políticos e da sociedade civil, a Constituição de 1992 , em vigor, parece ultrapassada e não têm em conta os valores da sociedade maliana.
A elaboração de uma nova Constituição, tentada pelos regimes precedentes, permitirá evitar golpes de Estado.
O país já registou quatro golpes de Estado, desde a sua ascensão à independência em 1960, o último dos quais ocorreu em agosto de 2020 contra o então Presidente Ibrahim Boubacar Keita.
-0- PANA GT/JSG/SOC/FK/DD 13junho2022