Mali convoca embaixador de França na sequência de discurso de Macron
Bamako, Mali (PANA) - O ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional do Mali, Abdoulaye Diop, convocou, terça-feira. o embaixador francês no Mali em Bamako para lhe expressar a sua deceção, na sequência das pronunciamentos do Presidente francês, Emmanuel Macron, feitos na semana passada, sobre as anstituições do Mali, informou um comunicado da instituição maliana a que a PANA teve acesso.
Esta atualização diplomática segue-se "a comentários hostis e desagradáveis" feitos pelo Presidente francês, Emmanuel Macron, sobre as instituições da República do Mali, lê-se na nota.
"O ministro exprimiu ao diplomata francês a indignação e a desaprovação do Governo do Mali e protestou fortemente contra estas lamentáveis considerações, susceptíveis de prejudicar o desenvolvimento das relações amigáveis entre as nações", disse o documento.
Abdoulaye Diop convidou “as autoridades francesas à moderação, a fazerem juízos de valor e uma abordagem construtiva baseada no respeito mútuo, a fim de se concentrarem no essencial, em particular a luta contra o terrorismo no Sahel”, segundo a mesma fonte.
Reiterou a disponibilidade do Governo do Mali para construir, com parceiros que o desejarem, relações sinceras e concertadas, com base no respeito pelo princípio da não ingerência, de acordo com as legítimas aspirações do povo do Mali”, conclui o texto.
Numa das suas declarações na semana passada, o Presidente francês qualificou de "mentiroso" o primeiro-ministro do Mali.
Macron aludia ao seu discurso na recente Assembleia Geral das Nações Unidas, e segundo o qual a França "abandonou o Mali em pleno voo", referindo-se à decisão deste país europeu de aliviar o dispositivo da sua força Barkane na luta contra o terrorismo no Sahel.
-0- PANA GT/JSG/MAR/DD 06out2021