Agência Panafricana de Notícias

Mali consagra oito milhões de dólares à luta contra cancro

Bamako- Mali (PANA) -- O Mali vai desembolsar mais de quatro biliões de francos CFA (cerca de oito milhões de dólares americanos) no quadro dum plano quinquenal (2010-2014) de luta contra o cancro, soube a PANA à margem do terceiro dia de despistagem gratuita do cancro do colo do útero, organizada pela Sociedade Maliana de Ginecologia e Obstetrícia (SOMAGO).
Nos últimos dois anos, o Mali consagrou apenas 450 milhões de francos CFA (913 mil 511 dólares americanos) à aquisição de produtos anticancerosos.
Os textos da política nacional de luta contra os cancros foram adoptados em Novembro de 2009 com vista a reforçar a disponibilidade dos medicamentos anticancerosos no esquema director de abastecimento dos medicamentos essenciais.
Sendo oneroso o tratamento dos cancros, a eficácia recomenda orientar os esforços para a despistagem com vista a aumentar as possibilidades de sobrevivência.
No Mali, as mulheres vão tardiamente à consulta, geralmente na altura em que o cancro está num estádio avançado e as possibilidades de sobreviver além de cinco anos não ultrapasam neste momento os 25 porcento, segundo um estudo da SOMAGO.
O cancro do colo do útero representa o primeiro cancro na categoria feminina, daí a urgência de desenvolver estratégias de prevenção baseadas nomeadamente na sensibilização aos riscos ligados ao diagnóstico tardio da patologia.