Agência Panafricana de Notícias

Mali condena morte de 9 capacetes azuis nigerinos

Bamako, Mali (PANA) – O Governo maliano condenou firmemente a emboscada "cobarde e criminosa" que causou sexta-feira última perto da localidade de Indelimane (norte do Mali) a morte de capacetes azuis nigerinos da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização do Mali (MINUSMA).

Num comunicado cuja cópia foi transmitida à PANA, o Governo maliano apresenta nesta dolorosa circunstância "as suas condolências mais sentidas ao Governo irmão do Níger, à MINUSMA e às famílias dos ilustres desaparecidos arrancados brutalmente da afeção de todos, em missão de paz e segurança no Mali", desejando "votos de rápidas melhoras aos feridos".

O Governo maliano garante que continua determinado a trabalhar com os seus parceiros para a luta contra o terrorismo e que tomará todas as medidas em relação com os parceiros para perseguir e julgar os autores e os cúmplices destes crimes ignóbeis.

Ele reafirma o seu compromisso, com o apoio da comunidade internacional, de continuar a luta contra o terrorismo e o crime organizado em todo o território nacional, conclui o comunicado.

Uma cerimónia fúnebre em homenagem aos nove capacetes azuis do contingente nigerino realizou-se esta terça-feira na sede da MINUSMA, em Bamako, na presença do secretário-geral adjunto para as Operações de Manutenção da Paz da ONU, Hervé Ladsous, bem como dos ministros malianos da Defesa, Mba Daou, e dos Negócios Estrangeiros, Abdoulaye N’Diaye.

Durante esta cerimónia, Hervé Ladsous afirmou que os autores do ataque em que morreram os nove capacetes azuis nigerinos serão processados e punidos pela infâmia dos seus atos.

“Que os responsáveis por este ataque não o ignorem. Eles serão punidos, serão processados, eles pagarão pela infâmia dos atos que eles cometeram”, disse o secretário-geral adjunto da ONU para as Operações de Manutenção da Paz.

O representante especial adjunto do Secretário-Geral das Nações Unidas, o comandante da Força das Nações Unidas no Mali, e o comissário da Polícia (UNUPOL) estiveram igualmente presentes na cerimónia.

-0- PANA GT/BEH/IBA/FK/TON 07out 2014