Bamako, Mali (PANA) - O Mali celebrou, quarta-feira, o Dia de África, marcado por uma cerimónia de elevação de cores na Torre de África, em Bamako, presidida pelo primeiro-ministro, Choguel Kokalla Maïga, perante uma forte assistência, soube a PANA de fonte oficial.
"Neste dia memorável para África, tenho o prazer de afirmar aqui todo o meu orgulho por ver todas as comunidades africanas mobilizadas", indicou o Maiga.
"Para além do simbolismo, traduzimos por este gesto um desejo expresso em todas as Constituições do Mali, que estipulam que estamos prontos a renunciar a toda ou parte da nossa soberania para a realização da Unidade Africana", acrescentou.
Disse que, com este gesto, o Mali se inscreve no caminho traçado pelos pais fundadores da União Africana, e que todas as ações que "realizamos contribuem para a soberania de África, para a sua unidade e para a paz."
O Mali celebra todos os anos o dia 25 de maio, institucionalizado como o Dia de África, com o seu consequente feriado remunerado em todo o território naciinal.
-0- PANA GT/JSG/MAR/DD 26maio2022