Agência Panafricana de Notícias

Mali celebra 47ª edição da peregrinação cristã e 130º aniversário da Igreja

Bamako, Mali (PANA) – A 47ª edição da Peregrinação de Kita e a celebração do 130º aniversário da Igreja no Mali terminaram domingo, em Kita, a 180 quilómetros da capital, Bamako, na presença do secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin.

Para além do cardeal Parolin, chegado ao Mali, quinta-feira última, o ato de encerramento contou ainda com a presença do ministro maliano dos Assuntos Religiosos e Culto, Thierno Hass Diallo.

A missa no Santuário Mariano de Kita e a representação teatral e coreográfica sob o lema "Com Maria: que Jovens para a Igreja e o Mali", organizada na diocese de Kayes (oeste) e celebrada pelo seu bispo, Jonas Dembélé, marcaram a cerimónia.

Na ocasião, o cardeal Pietro Parolin transmitiu "as saudações cordiais e sinceras do Papa Francisco", que lhe confiou "a sua proximidade com a Igreja do Mali e o povo maliano", através da nomeação, em 2017, do cardeal Jean Zerbo, arcebispo de Bamako.

Sublinhando que "Sua Santidade o Papa Francisco indicou poder contar com a Igreja do Mali, que ocupa um lugar importante no seu coração, antes de orar pela paz e estabilidade do Mali".

Por sua vez, o ministro Thierno Diallo destacou a pertinência do tema, e exortou os jovens a cultivar as virtudes da moralidade, dignidade, humildade e trabalho para orientar-se na via do desenvolvimento, e ao mesmo tempo desconfiar das sirenes do ódio e da destruição.

-0- PANA GT/JSG/CJB/IZ 19nov2018