Bamako, Mali (PANA) - O Mali estará presente na 27.ª edição do Festival Pan-africano do Cinema e Televisão (FESPACO) previsto para 16 a 23 de outubro corrente, em Ouagadougou, soube a PANA de fonte oficial.
O Mali, muito habituado ao FESPACO, apresentará oito filmes, dos quais duas longas metragens: “le dernier refuge" ou "Last shelter" (O último refúgio) de Ousmane Samassekou, e “Marcher sur l’eau" (Caminhar sobre a água) do Senegalo-Maliano Aissa Maiga.
Além destas duas longas metragens, o Mali será representado em competição por seis outras curtas metragens de animação.
Trata-se de "Le champ de Zozaniba" (O Campo de Zozaniba) de Gaoussou Tangara, "Le Troc" (A Troca Direta) de Arouna Camara, "Gwakoukou" (Lar Tradicional) de Moise Togo, "Mon jour de chance” (O Meu dia de sorte) de Sagou Banou.
Haverá igualmente "Balkissa" de Issouf Doumbia, "La Différence” (A Diferença), uma riqueza de Assétou Koné do Conservatória de Artes e Profissões Multimedia Balla Fasséké Kouyaté de Bamako e “Cheytan” do finado Assane Kouyaté.
O Mali venceu o Estalão de Yennega (a mais alta distinção do FESPACO) com os filmes Baara (1979) e Finyé (1983) de Souleymane Cissé, e Guimba (o tirano) de Cheick Oumar Sissoko.
-0- PANA GT/JSG/SOC/FK/DD 15out2021