Bamako, Mali (PANA) - O Tesouro Público maliano angariou 55 biliões de francos CFA (82,5 milhões de euros) de investidores que operam no mercado financeiro da União Monetária da África Ocidental (UMOA), apurou a PANA sexta-feira, em Bamako.
A operação foi organizadora pela UMOA, em coordenação com o Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO).
Esta recolha de fundos pelo Mali segue-se à emissão de Bilhetes do Tesouro de 91 dias, conhecidos como Títulos Sociais Covid-19.
O objetivo desta operação é permitir ao emissor mobilizar as poupanças das pessoas físicas e morais, a fim de cobrir as lacunas de dinheiro criadas pela luta contra a pandemia provocada pelo novo coronavírus e as suas consequências.
No total, a Agência UMOA contabilizou propostas globais de 190,6 biliões de francos CFA, contra os 55 biliões solicitados pelo Tesouro, ou seja, uma taxa de cobertura de 346,55 por cento.
Por razões de custo, o Tesouro Público do Mali reteve 55 biliões de francos CFA e rejeitou os restantes 135,600 biliões de francos CFA, ou seja, uma taxa de absorção de 28,86 por cento.
O reembolso do capital pelo emissor ocorrerá no primeiro dia útil após a data de vencimento fixada para 03 de novembro de 2020.
Os juros a uma taxa inferior ou igual a 3,25 por cento serão pagos antecipadamente e deduzidos do valor nominal dos títulos, que é de um milhão francos CFA.
-0- PANA GT/JSG/IZ 07ago2020