Mali alberga centro africano de estudos e pesquisas sobre migração
Bamako, Mali (PANA) - O Mali albergará a sede dum centro africano de estudos e pesquisa sobre migração, um organismo pan-africano recentemente criado pela União Africana (UA), revelou quinta-feira em Bamako o primeiro-ministro maliano, Soumeylou Boubèye Maiga.
O objetivo deste centro é "ter um melhor controlo da gestão de fluxos migratórios no continente e além-fronteiras, através da ‘’constituição duma base de dados significativa sobre a migração e a diáspora’’, Frisou Maiga quando falando na abertura da 19.ª edição do Fórum de Bamako sobre a migração.
"A União Africana, durante a sua última Cimeira realizada em Addis-Abéba, concluiu com o Governo maliano um acordo de estabelecimento da sede, em Bamako, do Centro Africano de Estudos e Pesquisas sobre a Migração", indicou.
O primeiro-ministro maliano considera que a escolha do Mali, pela Comissão da UA (CUA), para albergar a sede da "instituição concebida como uma capacidade de vigilância dos fluxos migratórios, com vista a melhorar a abordagem da migração", atesta a confiança da UA na experiência do Mali em matéria de gestão das migrações e o seu compromisso político constante com a causa do continente".
Soumeylou Boubeye Maiga sublinhou que a criação do centro vai permitir criar uma base de dados sobre a migração e a diáspora à escala do continente africano, capaz de gerir os desafios de África, como a insuficiência de estatísticas e a elaboração de políticas eficientes com base em dados probatórios.
Recordou que o Mali se dotou duma política nacional da migração cujo plano de ação foi adotado desde 2014.
-0- PANA GT/JSG/IBA/CJB/DD 22fev2019