Mali agradece ao Uganda solidariedade pela paz em seu território
Bamako, Mali (PANA) - O ministro maliano da Defesa, o coronel Sadio Camara, agradeceu segunda-feira ao Uganda o seu apoio e solidariedade para com o povo maliano e, especialmente, a escolha cooperar com o Governo de Transição no Mali pela paz e estabilidade.
O governante maliano fez este discurso no final de uma audiência concedida, segunda-feira em Bamako, ao ministro ugandês da Defesa e Antigos Veteranos, Vincent Bamulangzki Ssempijja, soube a PANA junto da Direção de Informação e Relações Públicas do Exército (DIRPA).
O coronel Sadio Camara indicou que o objetivo desta visita é permitir o desenvolvimento de mecanismos que promovam uma cooperação mais estreita em matéria de segurança e defesa, no interesse dos dois países e do continente africano.
Salientou particularmente a "natureza mutável do ambiente de segurança global com ameaças cada vez mais complexas" que exigem que os países trabalhem juntos para desenvolverem as suas respetivas capacidades.
Insistiu também na necessidade de enfrentar a ameaça terrorista e esquemas neocolonialistas que visam enfraquecer a estabilidade do continente africano.
Por sua vez, o governante ugandês explicou que esta visita se segue a um compromisso anterior entre o Governo do Mali e o da "República irmã" do Uganda.
Realcou que o Presidente do Uganda, Yoweri Museveni, deseja, no espírito do pan-africanismo, estabelecer laços de cooperação entre os dois países.
Sublinhou a necessidade de se reforçar as capacidades militares, realizar promessas de estabilidade e desenvolvimento do Mali.
Reiterou o compromisso do governo ugandês de proporcionar oportunidades de formação às Forças Armadas Malianas (FAMA) em vários domínios, esperando que seja celebrado um acordo bilateral de cooperação militar entre os dois países.
-0- PANA GT/JSG/MAR/DD 12julho2022