Agência Panafricana de Notícias

Mali agradece a França pela intervenção militar

Bamako, Mali (PANA) - O Presidente interino do Mali, Dioncounda Traoré, agradeceu longamente ao chefe de Estado francês, François Hollande, pela "rápida" intervenção militar de França "sem a qual o Mali estaria numa situação extremamente grave hoje".

« Obrigado senhor Presidente », repetiu várias vezes o líder maliano durante uma homenagem rendida a François Hollande em Bamako, na presença de centenas de populares desejosos de manifestar a sua gratidão a França pela operação militar que permitiu ao Exército maliano retomar várias cidades do norte do país antes controladas por rebeldes.

O norte do Mali ficou sob ocupação de grupos armados tuaregues e islamitas durante perto de 10 meses até ao início, há três semanas, da campanha militar francesa que travou a progressão da rebelião do norte para a capital do país, Bamako, e desalojou-a da quase maioria das cidades que mantinha sob seu controlo.

Antes de Bamako, o Presidente Hollande deslocou-se a Sévaré e a Tombouctou onde recebeu igualmente um acolhimento caloroso.

-0- PANA GT/SSB/FK/IZ 3fev2013