Bamako, Mali (PANA) - O Governo maliano adotou, quarta-feira projetos de textos relativos à adesão do Mali ao Acordo sobre a Criação de Companhia de Finanças em África, adotado a 28 de maio de 2007, na Nigéria, soube a PANA de fonte oficial.
A Companhia de Finanças em África é uma empresa financeira multilateral, criada por instituições financeiras e por Estados Africanos em 2007 na Nigéria, com vista a favorecer um crescimento económico e um desenvolvimento industrial no continente.
A sua missão é mobilizar recursos e conceder empréstimos aos Estados membros, garantir transações realizadas por outras instituições financeiras, fornecer assistência técnica à preparação, ao financiamento e à execução de projetos e programas de desenvolvimento e realizar operações bancárias, bolsistas e financeiras.
A companhia intervém, nomeadamente, no desenvolvimento e financiamento de infraestruturas, de recursos naturais e de ativos industriais destinados a melhorar a produtividade e o crescimento económico dos Estados.
Os setores prioritários visados são a energia, recursos naturais, transportes, a indústria pesada, a exploração mineira e telecomunicações.
A adesão do Mali a este acordo permitir-lhe-á beneficiar, entre outros, de serviços e conselhos pertinentes para a formulação de projetos de investimento público e aceder a financiamentos a baixo custo para a realização de projetos estratégicos e estruturantes.
-0- PANA GT/JSG/FK/DD 04fev2021