Bamako, Mali (PANA) – O Governo maliano declarou estar a "acompanhar com muita atenção" a situação dos seus cidadãos em dificuldades fora do país, soube a PANA de fonte oficial.
Trata-se de cidadãos malianos em dificuldades em Sfax, no centro-leste da Tunísia, em Assamaka, no norte do Níger, e em Adrar, cidade situada a 1100 quilómetros de Tamanrasset, na Argélia, anunciou o ministro dos Malianos Residentes no Exterior e Integração Africana, Mossa Ag Attaher.
Num comunicado, o governante precisou que, para o caso dos Malianos na Tunísia, a Embaixada já socorreu 10 e que já estão a ser assistidos.
Mossa Ag Attaher garantiu que disposições estão em curso para o repatriamento dos mesmos em conformidade com disposições de assistência e proteção de malianos residentes no exterior.
Terça-feira última, o governante maliano acolheu 149 emigrantes malianos, todos adultos, que regressaram ao seu país, vindos de Agadir, no Níger.
Seis voos estão programados, dos quais quatro charteres, que permitirão a cerca de 700 malianos em apuros no exterior voltarem à sua pária em julho corrente, anunciou o ministro dos Malianos Estabelecidos no Exterior e Integração Africana.
-0- PANA GT/JSG/FK/DD 17julho2023