Mali acolhe fórum sub-regional sobre situação de segurança no Sahel
Bamako, Mali (PANA) - Um fórum sub-regional sobre a situação de segurança nos países do sahel ocorrerá, de 15 a 17 de janeiro corŕente, em Bamako, sob a égide do Alto Conselho Islâmico do Mali (HCIM, sigla em francês), soube a PANA de fonte oficial.
Na mesma ocasião, o encontro elaborará um plano de ações a fim de permitir aos países enfrentarerm os desafios ligados à paz, segurança, luta contra a o radicalismo, extremismo violento e terrorismo, anunciaram os organizadores.
A reunião visa igualmente levar atores religiosos de vários países africanos, mais o Mali, a serem "incontornáveis" do combate à insegurança na faixa saheliana.
O presidente do HCIM, Cherif Ousmane Madani Haidara, assinalou que a paz nunca será uma realidade sem o envolvimento dos líderes religiosos e que os que se escondem sob a capa do Islão para perpetrarem atos ignóbeis não representam esta religião de paz e tolerância do profeta Maomé.
Este encontro permitirá aos representantes de diferentes países convidados expressarem as suas inquietações e preocupações, encontrando soluções para jugulareoem fenómeno que, infelizmente, já fez muitas vitimas no Sahel.
Afirmou que este fórum sub-regional será uma benção para os pariticipantes analisarem os fenómenos do terrorismo, do extremismo violento e outros problemas que estão a minar o desenvolvimento do Mali e dos seus vizinhos.
Também aproveitarão a oportunidade para se inspirarem no exemplo dos países como a Argélia e a Mauritânia que registaram o mesmo fenomeno no passado e que o conseguiram ultrapassar.
Os participantes esperados no fórum, que virão do Burkina Faso, da Côte d’Ivoire, da Mauritânia, do Senegal, do Níger, do Tchad, da Guiné Conakry, da Argélia, da Tunísia e de Marrocos, deverão elaborar uma declaração que será levada ao conhecimento dos países a fim de travarem uma luta séria contra o fenómeno.
-0- PANA GT/JSG/SOC/FK/DD 14jan2022