Agência Panafricana de Notícias

Mali acolhe fórum internacional sobre multilinguismo no mundo

Bamako- Mali (PANA) -- Um fórum internacional sobre o multilinguismo iniciou-se segunda-feira em Bamako, constatou a PANA no local.
Uma centena de delegados, dos quais o vice-ministro-primeiro do Gabão, Paul Mba Abessolé, tomam parte neste encontro cuja cerimónia inaugural foi presidida pelo ministro maliano dos Ensino Superior, Secundário e Pesquisa Científica, Amadou Touré.
Da agenda do fórum constam, entre outras matérias, problemática da preservação da diversidade linguística no mundo, os direitos humanos linguísticos e o ensino plurilinguístico baseado na língua materna.
A reunião visa ainda elaborar e validar um quadro de referência intitulado "Compromisso de Bamako para um multilinguismo planetário integral", formular propostas concretas a fim de permitir implementar as recomendações da Cimeira Mundial da Sociedade de Informação concernentes à utilização das línguas do mundo, particularmente nos sistemas educativos e nas lojas da Internet.
O fórum é organizado pela Academia Africana das Línguas (ACALAN), em colaboração com a rede Maaya (Rede Mundial para a Diversidade Linguistica), com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), com a Organização Internacional da Francofonia (OIF), bem como com a União Latina e com os governos da Áustria e do Mali.