Agência Panafricana de Notícias

Malawi quer surpreender no CAN 2010

Blantyre- Malawi (PANA) -- O presidente da Federação de Futebol do Malawi, Walter Nyamilandu, disse estar optimista nas possibilidades da selecção nacional realizar uma surpresa no Campeonato Africano das Nações (CAN) 2010 em Janeiro próximo em Angola.
"Não se espera grande coista de nós, mas estamos prontos para defrontar as melhores equipas do continente", indicou.
Para a disputa do CAN, o seleccionador do Malawi, Kinnah Phiri, designou uma equipa provisória de 26 jogadores, a maioria dos quais evolui na Mvela League, que agrupa as equipas da Segunda Divisão do campeonato sul-africano.
O técnico seleccionou praticamente todos os jogadores que faziam parte da equipa dutante as eliminatórias, nas quais o Malawi se qualificou ao bater a Guiné-Conakry.
O grande ausente desta selecção provisória é Tawonga Chimodzi, futebolista que actua na África do Sul e filho do seleccionador adjunto, Young Chimodzi Banda.
O seleccionador declarou que Chimodzi foi preterido, porque ele não jogava regularmente no seu clube, o Santos, devido a uma série de lesões.
O atacante Esau Kanyenda, que joga num clube da Segunda Divisão russa, e o seu colega Russel Mwafulirwa, que evolui na Noruega, são os únicos jogadores que actuam na Europa convodados na equipa.
Ausente dum CAN há 26 anos, o Malawi é considerado como a selecção mais fraca do Grupo A, onde deverá defrontar, na primeira volta, o país organizador, Angola, o Mali, bem como a Argélia, um dos representantes de África no Mundial de 2010 na África do Sul.
A selecção do Malawi está a efectuar um estágio desde 26 de Dezembro no Egipto, onde vai defrontar os campeões africanos em título a 29 de Dezembro antes de regressar ao país para disputar um jogo amistoso contra o Togo a 2 de Janeiro.
Depois do jogo contra o Togo, a equipa vai deslocar-se à Swazilândia, onde deverá iniciar um estágio de alguns dias durante o qual disputará um último jogo de treino, talvez contra o Gana, antes de rumar para Angola.
O Malawi venceu Moçambique por 1-0 na semana passada no quadro dum precedente jogo de preparação.