Mal-estar do novo Presidente liberiano cessa sua cerimónia de posse
Monróvia, Libéria (PANA) - A cerimónia de investidura do novo Presidente da Libéria, Joseph Boakai, foi interrompida depois de este ter tido um mal-estar, tendo sido ajudado a descer do pódio por agentes de serviços de segurança.
O Presidente Bokai, de 79 anos de idade, prestava juramento no quadro do seu emposse, mas, de repente, começou a gaguejar.
Estava quente e húmido, e alguns convidados se abanavam durante a cerimónia transmitida ao vivo pela Televisão Nacional.
Um assessor removeu o cocar tradicional de Boakai, enquanto outros o abanaram antes que ele fosse escoltado para fora da sala, encerrando efetivamente o evento.
Os dignitários presentes na cerimónia incluíram o Presidente do Gana e a sua esposa, o Presidente cessante da Libéria, George Weah, e a sua esposa, o Vice-Presidente da Nigéria, Kashim Shettima, o antigo Presidente da Nigéria, Olusegun Obasanjo, e o Presidente da República Africana. Banco de Desenvolvimento (BAD) Akinwumi Adesina.
Não ficou imediatamente claro se ele compareceria ao baile inaugural no final do dia.
Boakai, um ex-vice-presidente com várias décadas de carreira política, derrotou Weah na segunda volta das eleições presidenciais de julho de 2023 com 50,89 por cento dos votos expressos.
Herda assim um ambiente socioeconómico difícil, caracterizado por um elevado desemprego juvenil, uma inflação crescente e uma elevada taxa de criminalidade, especialmente abuso de drogas por parte dos jovens desempregados e sem instrução.
Suceder a Weah, de 57 anos, seria uma transferência de poder geracional, mas Boakai tem um vice-presidente relativamente mais jovem, Jerrnai Koung, de 45 anos de idade.
-0- PANA MA/BAI/IS/SO/MAR/DD 23janeiro2024