Mais sete casos suspeitos de Covid-19 assinalados em Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) – Mais sete casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) foram assinalados terça-feira à tarde na cidade da Praia, anunciou o diretor nacional da Saúde, Artur Correia.
Em conferência de imprensa, para fazer o ponto da situação sobre a evolução da pandemia no arquipélago cabo-verdiano, Artur Correia disse no entanto que os resultados dos testes de quatro casos suspeitos, anunciados um dia antes, se revelaram negativos, o que, a seu ver, significa que Cabo Verde não teve nenhum caso positivo, desde domingo último, 29 de março último.
O responsável sanitário precisou que, dos sete novos casos suspeitos no pais, seis são de Boa Vista, ilha onde se regista o maior número de casos positivo (4) e onde também está em quarentena a maioria de pessoas que, eventualmente, terão contactado doentes com Covid-19.
O sétimo caso suspeito foi notado na ilha de São Vicente, onde, até ao momento, não foi confirmado nenhum doente infetado pelo coronavírus, declarou o responsável.
Artur Correia garantiu que os testes para a despistagem da doença nas ultimas sete pessoas suspeitas estão em curso, devendo os resultados serem anunciados nesta quarta-feira.
O diretor nacional da Saúde disse também que, relativamente aos dois casos inconclusivos na Praia, está em andamento a realização de uma terceira despistagem, cujos resultados serão anunciados oportunamente.
Quanto ao casal infetado na Praia, garantiu que a mulher se encontra ainda sem sintomas da doença e que o marido vem reagindo relativamente bem.
Na sequência destes deste dois casos, as autoridades sanitárias têm vindo a fazer a despistagem das pessoas que tenham contactado o casal.
Artur Correia revelou, a propósito, que foram feitos mais três testes a "contactos do primeiro caso positivo da Praia", a duas pessoas do Tarrafal e a uma do Fogo, que, segundo ele, "vinham no mesmo avião" mas que os resultados "também se revelaram negativos."
Referindo-se aos quatro casos de Covid-19 importados de Cabo Verde por Portugal, Artur Correia informou que ainda o ministério da Saúde não obteve informações por parte das autoridades sanitárias portuguesas, não obstante os contactos feitos neste sentido.
Cabo Verde registou, até ao momento, seis casos positivos, sendo quatro na ilha da Boa Vista e dois na cidade da Praia.
Entre os quatro casos positivos, na ilha da Boa Vista, um resultou em óbito. Trata-se dum cidadão inglês, de 62 anos de idade.
A pandemia do novo coronavírus causou mais de 40 mil mortes em todo o mundo, tendo já afetado 800 mil pessoas, desde o seu aparecimento na China, em dezembro de 2019, segundo uma contagem estabelecida terça-feira e baseada em fontes oficiais.
Das 40 mil 57 mortes oficialmente contabilizadas, três quartos (3/4), ou seja, um total de 29 mil 305 registaram-se na Europa, o continente maisflagelado pelo vírus.
O coronavírus surgiu na China em dezembro de 2019, e espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.
Os Estados Unidos são atualmente o país com mais casos de infeção pelo coronavírus, com quase 175 mil casos confirmados e três mil 400 mortes.
A seguir, a Itália com 12 mil 428 óbitos e 105 mil 792 casos de infeção, refere-se.
-0- PANA CS/DD 31março2020