Agência Panafricana de Notícias

Mais de um milhão de deslocados internos regressam à casa no Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Mais de um milhão de pessoas que tinham fugido das suas aldeias no final de 2024, devido a ataques terroristas, regressaram  à casa,anunciou esta segunda-feira Serviço de Informação do Gocerno (SIG).

O SIG citou o ministro burkinabe da Ação Humanitária e Solidariedade Nacional, o comandante Passowende Pélagie Kbré/Kaboré, que se pronunciava sobre esta matéria durante a última sessão do Conselho Nacional de Emergência e Reabilitação ((CONASUR, sigla em francês).

Até a 31 de dezembro último, prosseguiu o governante, foi registado o regresso de 1.110.136 pessoas ifugidas de 165.375 lares de origem.

Por sua vez, , a coordenadora residente do Sistema das Nações Unidas no Burkina Faso, Carol Flore Smereczniak, indicou que esta sessão do CONASUR foi crucial para reforçar a coordenação dos esforços comuns. 

EDeu a conhecer que, do lado do Governo burkinabe, os parceiros humanitários se comprometeram a dar uma assistência de emergência a perto de 3.700.000 pessoas, graças a um plano de résposta dos parceiros humanitários. 

Carol Flore Smereczniak reafirmou a vontande dos parceiros de trabalhar estreitamente com o >Governo para traduzirem os seus compromissos em ações concretas.

O Burkina Faso é palco de ataques terroristas desde 2015, que já fizeram numeross vítimas e milhares de deslocados internos, mas as autoridades do país multiplicam ações de luta contra o fenómeno.

-0- PANA TNDD/JSG/SOC/DD 20jan2025