Mais de três milhões de euros angariados para luta contra coronavírus no Congo
Brazzaville, Congo (PANA) – O primeiro-ministro congolês, Clément Mouamba, anunciou, terça-feira, em Brazzaville que mais de dois biliões e 300 milhões de francos CFA (cerca de três milhões e 805 mil dólares americanos) foram angariados para o Fundo Nacional de Solidariedade e Fundo Covid-19.
"Mais de dois biliões e 300 milhões de francos CFA já foram recebidos para os dois fundos. Entre os doadores deste fundo figuram a Presidência da República (150 milhões de francos CFA, ou seja mais de 228,6 mil euros) e os membros do Governo (137 milhões de francos CFA, ou seja mais 208,8 mil euros). O resto da soma provém de outras instituições da República (Senado 75 milhões, ou seja mais de 114,3 mil euros, Assembleia Nacional 50 milhões, ou seja mais de 76,2 mil euros, Empresa Nacional dos Petróleo do Congo (SNPC) 100 milhões, ou seja mais de 152,4 mil euros, a que se juntam atores económicos e partidos políticos", indicou Mouamba.
Instaurado pelo Governo congolês, o Fundo Covid-19, que começou com um bilião e 500 milhões de francos CFA, ou seja mais de 2,28 milhões de euros, serve, entre outros, para financiar a prevenção e gestão da pandemia pelo ministério da Saúde, bem como a manutenção da força pública.
Quanto ao segundo fundo anunciado pelo chefe do Estado, Denis Sassou Nguesso, este abrange a solidariedade, segundo o governante.
"Isto veio à jusante. O seu papel é responder aos choques de todas as consequências da pandemia nos planos económico e social. Será uma sub-conta no Tesouro e inscrito no coletivo orçamental para sito em conta no orçamento. Doravante, incumbe ao ministério das Finanças rececionar estas doações”, revelou Clément Mouamba.
-0- PANA MB/JSG/MAR/DD 22abril2020