Agência Panafricana de Notícias

Mais de tonelada de frangos impróprios para consumo incinerados no Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Mais de uma tonelada de frangos "impróprios para consumo", provenientes de um país vizinho, foram apreendidos e incinerados sábado último, em Ouagadougou, a capital do Burkina Faso, soube segunda-feira a PANA de fonte autorizada.

Segundo o diretor de Saúde Pública Veterinária e Legislação, Adama Maïga, esses frangos contidos em 134 caixas foram transportados por um carro intercetado pelos serviços da Alfândega.

No final de abril, mais de 160 mil ovos provenientes do Gana e suspeitos de estar na origem da gripe aviária que grassa no Burkina Faso foram incinerados no centro-sul do país, lembre-se.

Depois de 2006, a gripe aviária voltou a aparecer no Burkina Faso no início de abril último.

Este país do Sahel, onde a economia é em grande parte baseada na agricultura e pecuária, já registou mais de 200 mil aves mortas ou abatidas e perdas estimadas em mais de três biliões de francos CFA, desde o surto da Influenza ou gripe aviária.

O vírus H5N1 pode afetar as pessoas em contacto estreito com as aves doentes ou mortas e,
segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a epidemia já matou mais de 400 pessoas em todo o mundo desde seu surgimento em 2003.

-0- PANA NDT/JSG/DIM/IZ 23junho2015