Mais de nove mil pessoas fogem de áreas de combate no sul de Trípoli, diz ONU
Tripoli, Líbia (PANA) - Mais de nove mil 500 pessoas fugiram das zonas de conflito entre as forças militares do Exército Nacional Líbio, liderado pelo marechal Khalifa Haftar, e as forças do Governo de Unidade Nacional, no oeste do país, anunciou sexta-feira o Escritório da Coordenaçao dos Assuntos Humanitários das Nações Unidas (OCHA, sigla em inglês).
alertando para o rápido aumento do número de deslocados.
Num comunicado divulgado sexta-feira à noite, o OCHA disse que este número, que tende a aumentar, inclui o deslocamento de cerca de três mil e 500 pessoas nas últimas 24 horas.
Frisou que a evacuação pedida pela maioria das famílias em dificuldades nas áreas afetadas pelo conflito não se fez devido a hostilidades e dificuldades de acesso a estas áreas.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse, sexta-feira, que 75 pessoas foram mortas e que 323 outras ficaram feridas em confrontos no sul da cidade capital, Trípoli, nos últimos dias.
Alertou que "a retomada do conflito também ameaçou o abastecimento de apetrechos médicos".
O porta-voz da OMS, Syed Jafar Hussein, anunciou que a sua organização "entregou equipamentos de socorro e medicamentos a hospitais, suficientes para durarem duas semanas nesta fase crítica".
Do seu lado, a filial de Trípoli do Crescente Vermelho Líbio evacuou 200 famílias e 250 estrangeiros das áreas de conflito, na região de al-Swani Beni Adam, sexta-feira, e pediu a abertura dum corredor seguro na região al-Swani Beni Adam, a 20 quilómetros no sul de Trípoli.
-0- PANA BY/JSG/CJB/DD 13abril2019