Agência Panafricana de Notícias

Mais de mil casos de infecção da gripe A na Líbia

Tripoli- Líbia (PANA) -- Cerca de mil e cinco caso de infecção com o vírus A/H1N1 dos quais um mortal foram recenseados na Líbia, anunciou o secretário do Comité Popular Geral (ministro) líbio da Saúde e Ambiente, Mohamed Hijazi.
Falando domingo em Tripoli numa reunião da Alta Comissão Nacional Líbia de Luta contra a Pandemia da Gripe Suína, consagrada ao acompanhamento da situação desta doença no país e às disposições tomadas pelo sector da Saúde para prevenir este vírus, Hijazi precisou que estes dados são considerados poucos em comparação aos outros países do mundo.
Ele atribuiu este resultado pelas disposições preventivas aplicadas pela Líbia desde o aparecimento desta pandemia.
O também presidente desta Alta Comissão sublinhou ainda a necessidade de continuar a aplicação da campanha nacional de vacina contra a doença para atingir todos os cidadãos.
Ele insistiu no papel da imprensa na sensibilização ao vírus A/H1N1 e na promoção da campanha de vacina contra esta patologia.
A comissão balaceou igualmente, durante a sua reunião, disposições em vigor nos pontos de passagem e postos fronteiriços da Líbia no quadro da luta contra esta pandemia.
Os participantes passaram igualmente em revista um relatório pormenorizado sobre os resultados da campanha de vacina contra esta doença durante a primeira fase, além das disposições a tomar brevemente para a próxima fase.
Cerca de 500 mil cidadãos líbios foram vacinados desde o arranque, a 4 de Jaineiro último, da campanha de vacina nacional contra a gripe suína, indica-se de fonte do Comité Popular Geral líbio da Segurança e Ambiente.
Esta operação, que se inscreve, no quadro do plano de prevenção e sensibilização adoptado pela Alta Comissõ líbia de Luta contra o Vírus A/H1N1, reservou mil 600 centros de saúde repartidos em todo o país para a imunização contra a gripe suína sob a supervisão dum pessoal médico líbio dividido em mil 770 equipas.