Agência Panafricana de Notícias

Mais de mil Imigrantes africanos evacuados da cidade líbia de Sebha

Tripoli, Líbia (PANA) – Mais de mil 200 imigrantes africanos, bloqueados há várias semanas em Sebah (sul da Líbia) por combates com armas pesadas nesta cidade foram finalmente evacuados para o Tchad após vários dias de incerteza e de receio pelo seu futuro.

Estes imigrantes, dos quais vários milhares que chegaram a esta cidade no início da batalha pelo seu controlo, partiram num comboio de 15 camiões no último fim de semana, em companhia do vice-cônsul do Tchad e de responsáveis comunitários nigerinos.

Após uma breve escala em Gatroun, no sul da Líbia, estes indivíduos vão deslocar-se em primeiro lugar a Zouarké, na fronteira tchado-líbia, durante uma viagem de cerca de uma semana.

À sua chegada, eles serão acolhidos pelo pessoal da Organização Internacional das Migrações (OIM) que lhes distribuirá produtos alimentares e água, bem como medicamentos além de os alojar.

De Zouarké, o comboio será escoltado até Faya-Largeau, onde eles beneficiarão de uma nova ajuda antes de ser conduzidos ao seu destino final no Tchad ou noutros países africanos.

Os imigrantes evacuados com o apoio dos Estados Unidos, da Alemanha e do Escritório da Proteção Civil e do Escritório Europeu para a Coordenação da Ajuda Humanitária (ECHO) representam 11 nacionalidades diferentes.

Um pouco mais da metade destes mil 206 imigrantes, entre os quais várias mulheres e crianças, são Tchadianos, ao passo que os restantes provêm da Nigéria, da Gâmbia, da Eritreia, da Somália, do Sudão, do Senegal, do Mali, da Etiópia, do Burkina Faso e de Marrocos.

Porém, várias centenas de imigrantes de diversas nacionalidades continuaram bloqueados em Sebha à espera de ser evacuados também.

-0- PANA AO/BOS/FJG/TBM/FK/DD 03out2011