Agência Panafricana de Notícias

Mais de duas toneladas de resina de cannabis incineradas em Marrocos

Rabat, Marrocos (PANA) – Cerca de duas mil 138 toneladas de resina de cannabis cifradas em 21 milhões 140 mil dirhams (1 euro equivale a 11,07 dirhams) foram incineradas quarta-feira em Casablanca, a sul de Rabat, soube a PANA de fonte oficial no local.

A droga, apreendida em novembro último, foi dissimulada em ladrilhos de mármores falsos amontoados com os de verdadeiro mármore, de acordo com a fonte.

A operação de incineração da droga realizou-se na presença de várias personalidades locais, nomeadamente juristas, polícias, gendarmes e agentes aduanerios, de acordo com a fonte.

Em fevereiro último, a Gendarmaria marroquina apreendeu 11 mil 790 toneladas de resina de cannabis a bordo dum camião frigorífico na autoestrada entre Rabat e Casablanca.

Em dezembro de 2011, ela confiscou em Sidi Allal El Baharaoui 2,2 toneladas do mesmo produto escondidas num camião semi-reboque. Dois meses mais cedo, a Polícia marroquina tinha intercetado mil 757 toneladas numa praia perto de Tanger, no norte do país, indica-se.

Segundo o Escritório das Nações Unidas contra a Droga e Crime (ONUDC), Marrocos seria o primeiro produtor e exportador de resina de cannabis no mundo.

-0- PANA HBK/TBM/IBA/FK/DD 16maio2012