Tunis, Tunísia (PANA) -Dois mil 675 emigrantes tunisinos ilegais chegaram às costas europeias, de janeiro a setembro de 2019, dos quais mil 100 menores de 18 anos de idade, de acordo com uma Organização não Governamental (ONG), ligada à questão da emigração.
Do total, dois mil 175 desembarcaram na Itália, ao passo que os restantes se dirigiram para outros destinos, nomeadamente a Espanha e Malta.
Numa declaração à imprensa, o chefe do Fórum Tunisino de Direitos Económicos e Sociais (FTDES), Romdhane Ben Amor, observou que os Tunisinos representam o maior número de emigrantes ilegais chegados à península italiana, ou 28,5 por cento dos emigrantes.
Observou que o número de emigrantes irregulares diminuiu para a metade em comparação com 2018, já que 382 tentativas de emigração, que envolvem mais de quatro mil emigrantes tunisinos e estrangeiros foram frustradas pela guarda costeira tunisina.
Um acordo assinado entre a Tunísia e a Itália autoriza autoridades italianas a repatriarem Tunisinos que desembarquem ilegalmente na Itália.
-0-PANA BB/DIM/DD 24out2019