Dar es Salaam, Tanzânia (PANA) - O Presidente tanzaniano, John Pombe Magufuli, indultou segunda-feira cinco mil 533 presos por ocasião do 58.º aniversário da independência do país, constatou a PANA no local.
Dirigindo-se a uma multidão no Estádio Kirumba, em Mwanza, uma cidade situada às margens do Lago Vitória, onde as comemorações do género têm lugar ao nível nacional, o Magufuli declarou-se preocupado com o nível de sobrelotação nas prisões do país.
"A maioria dos reclusos está a cumprir penas de prisão por delitos menores, tais como roubo de frango, insultos públicos e o não pagamento de multas. É por esta razão que amnistiei cinco mil 533 detidos", disse o estadista queniano, que, em julho de 2019, se deslocou à prisão de Butimba, em Mwanza, para averiguar queixas dos detidos.
As pessoas reabilitados são as que cumprem uma pena de um ano, no máximo, bem como os que cumprem muitos anos, mas a quem falta menos de um ano de prisão.
Aconselhou aos prisioneiros indultados para não voltarem a cometer delitos que os mandariam de volta à prisão.
A Tanzânia, outroura Tanganyika, ganhou a sua independência da Grã-Bretanha a 9 de dezembro de 1961, antes de fundir com as ilhas ao largo de Zanzibar, a 26 de abril de 1964, para formar a República Unida da Tanzânia.
-0- PANA EBM/AR/ASA/DIM/DD 10dez2019