Agência Panafricana de Notícias

Mais de 8.000 migrantes ilegais socorridos para Líbia este ano

Trípoli, Líbia (PANA)  - Mais de oito mil migrantes clandestinos foram socorridos no mar e conduzidos à terra, até agora, desde o início de 2021, pelos agentes da Guarda Costeira líbia, anunciou a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

No entender da OIM, este fluxo ilustra o impulso do fenómeno da emigração clandestina, na Líbia, com a melhoria das condições climáticas.

Num tweet, a OIM acrescenta que cerca de 200 migrantes foram conduzidos recentemente  à Líbia pela Guarda Costeira, estando na sua maioria em detenção.

Mais de 150 outros foram intercetados, na quinta-feira passada,  enquanto 17 outros se afogaram ao largo das costas tunisinas, dois dias após a sua partida de Zawiya, no oeste da Líbia.

A OIM exortou os Estados a redesdobar os navios de socorros no Mediterrâneo para reduzir as perdas de vidas humanas no mar.

 A Líbia, ao mesmo tempo país de trânsito e destino dos migrantes clandestinos, está exposta a fluxos importantes de migrantes que se multiplicaram nos últimos anos devido à insegurança prevalecente no país.

O ministro líbio do Interior, Khaled Mazen, defendeu, durante uma conferência ministerial entre a União Africana (UA) e a União Europeia (UE), em Lisboa (Portugal), sobre a gestão comum dos fluxos da emigração clandestina, a instalação de uma base de dados e infomações, a partilhar entre países e organizações interacionais para melhor compreender o fenómeno da emigração.

Além disso, as equipas técnicas do Ministério do Interior anunciaram a sua disponibilidade de cooperar com as organizações locais e internacionais para o repatriamento voluntário de migrantes clandestinos para os seus países de origem ou um país terceiro.

-0- PANA BY/IS/FK/IZ 17maio2021