Agência Panafricana de Notícias

Mais de 800 sacos de adubo maliano apreendidos na fronteira com Burkina Faso

Bamako, Mali (PANA) – Mais de 800 sacos de adubos subvencionados pelo Estado maliano acabam de ser intercetados na fronteira com o Burkina Faso, soube a PANA quinta-feira de fonte oficial no local.

Segundo a Direção Regional do Comércio e Concorrência de Sikasso, no Mali, as apreensões foram feitas graças a informações dadas por um terceiro.

Dois camionistas, de nacionalidade burkinabe e maliana, que transportavam estes produtos, encontravam-se numa pequena aldeia na fronteira entre os dois países. Os camiões registados no Mali descarregavam seus conteúdos nos camiões burkinabes”, revelou a fonte.

Apanhados em flagrante delito, os dois traficantes foram detidos e apresentados segunda-feira última ao procurador tendo os seus respetivos camiões imobilizados no recinto da Gendarmaria maliana.

A Direção Regional da Gendarmaria afirmou que inquéritos continuam para descobrir outras pessoas implicadas neste tráfico de adubos.

Já estão a ser citados nomes de alguns empresários que serão "serão punidos em conformidade com as leis em vigor no Mali", disse a fonte.

O preço, para o produtor do adubo, é mais elevado nos países da sub-região mas o adubo subvencionado no Mali custa menos caro do que no Burkina Faso, de acordo com a fonte.

O Estado maliano subvencionou, este ano, o adubo com 35 biliões de francos CFA (cerca de 58 milhões e 954 mil dólares americanos) para permitir aos produtores nacionais comprarem-noa preço módico.

-0- PANA GT/IS/FK/DD 9julho2015