Agência Panafricana de Notícias

Mais de 800 engenhos explosivos removidos na província angolana de Bié

Cuito, Angola (PANA) - Oitocentos e cinquenta e oito engenhos explosivos diversos foram removidos e destruídos no local onde será construído o Pólo Industrial da província do Bié, situado na comuna de Cunje, a sete quilómetros a norte da cidade de Cuito, a capital de Bié, no centro país, soube-se neste fim de semana de fonte oficial.

Em declarações à ANGOP, o comandante da 2ª Brigada de Desminagem da Casa Militar do Presidente da República, o tenente-coronel Raimundo da Silva Gomes, sublinhou que os engenhos explosivos foram removidos entre 2010 e 2016.

O oficial superior disse que, destes artefatos removidos e destruídos no Pólo Industrial de Cunje, constam16 minas anti-pessoal e 43 minas anti-tanques.

A plataforma industrial comporta uma área de mil e 83 hectares, dos quais 250 desminados, e um complexo industrial de 40 unidades fabris.

A província do Bié, com uma população de um milhão e 338 mil e 923 habitantes, é considerada como uma das mais minadas de Angola durante o conflito armado, de 1975 a 2002.

-0- PANA DD/DD 20fev2016