Mais de 80 por cento de crianças vítimas de violência familiar na Tunísia
Túnis, Tunísia (PANA) – Mais de 80 por cento das crianças tunisinas são vítimas de atos de violência no seio das suas famílias, e a violência é de todos os pontos de vista inaceitável, denunciou o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
O UNICEF lembrou o caso de duas crianças retidas por um dos seus pais em condições difíceis, denunciadas com vídeos pelas redes sociais.
A Tunísia aprovou recentemente uma estratégia nacional de luta contra a violência feita às crianças no seio das famílias, apelando aos pais para beneficiar de programas especializados para que possam usar meios pacíficos no tratamento das crianças e dos adolescentes, preconisou a agência especializada das Nações Unidas.
Por seu turno, a ministra tunisina da Mulher, Família, Criança e Pessoas Idosas, Naziha Laabidi, afirmou que a cultura da denúncia da violência feita às crianças é muito espalhada na Tunísia.
Presidindo quinta-feira a uma reunião preparatória da primeira conferência internacional de alto nível sobre a “Infância sem Punição Física”, a governante acrescentou que foram revelados cinco mil casos de denúncias da violência feita às crianças eram em 2015, contra 17 mil casos em 2019, afirmando que a cultura da denúncia é considerada como positiva.
A capacidade de falar e denunciar é importante porque permite ao Ministério desempenhar o seu papel e pôr termo à violência feita às crianças nomeadamente no seio das suas famílias, acrescentou.
Segundo estatísticas oficiais, nove crianças das 10 são vítimas da violência na Tunísia, 64 por cento são violentados no seio das suas próprias famílias e 40 por cento dos pais consideram a violência como meio de educação.
-0- PANA YY/IN/TBM/MAR/DD 18out2019