Agência Panafricana de Notícias

Mais de 700 mil migrantes chegam à Europa em 2015

Tripoli, Líbia (PANA) – Mais de 710 mil migrantes chegaram ao espaço da União Europeia (UE) desde o início do ano de 2015, ou seja duas vezes mais do que no ano tansato, indica um comunicado da Agência Europeia para a Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas da UE (FRONTEX), citado esta quarta-feira pelos jornais líbios.

Trata-se, segundo o diretor-executivo da FRONTEX, Fabrice Igira, dum « fluxo sem precedentes » que registou, no entanto, uma ligeira diminuição em setembro último, pois 170 mil pessoas foram registadas nos limites externos da UE, que possui 28 países, contra 190 mil em agosto de 2014.

« Os refugiados sírios formam ainda o maior lote dos grupos de imigrantes »,indicou a FRONTEX que receia a chegada duma nova série de cidadãos sírios à Europa na sequência da agravação do conflito no seu país.

Em 2014, a UE notou a chegada de 282 mil migrantes ao seu território.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas adotou, sexta-feira última, uma resolução que autoriza aos Estados-membros europeus a intercetarem, no alto mar, navios com migrantes provenientes da Líbia rumo à Europa.

-0- PANA BY/JSG/FK/DD 14out2015