Agência Panafricana de Notícias

Mais de 70 mil cidadãos marroquinos repatriados da Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - Marrocos repatriou mais de 70 mil cidadãos marroquinos da Líbia desde 2011, anunciou a vice-ministra marroquina dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Moubarak Bouaida, citada quinta-feira pela imprensa líbia.

Falando, quarta-feira, diante do Parlamento marroquino, Bouaida salientou os esforços de Marrocos na transferência dos seus cidadãos "depois da deterioração da situação na Líbia".

Ela revelou que "mais de 120 mil Marroquinos viviam na Líbia e que atualmente ficaram menos de 50 mil".

Bouaida acrescentou que uma comissão conjunta dos Ministérios do Interior e dos Negócios Estrangeiros e da Migração foi formada para acompanhar o caso, acrescentando que dois gabinetes foram abertos na fronteira entre a Líbia e a Tunísia para receber os que desejam entrar em Marrocos depois de Marrocos encerrar o seu Consulado na Líbia.

A vice-ministra marroquina dos Negócios Estrangeiros e Cooperação afirmou que todos os Marroquinos que pediram para regressar ao país depois do encerramento dos Consulados em Tripoli e em Benghazi foram repatriados, sublinhando que um orçamento foi concedido a esse respeito.

-0- PANA BY/IS/MAR/TON 23julho2015