Agência Panafricana de Notícias

Mais de 600 ex-rebeldes integram Forças Armadas da RD Congo

Kinshasa, RD Congo (PANA) – Mais de 600 milicianos da Frente de Resistência Patriótica do Ituri (FRPI), baseados na província Oriental, integraram as Forças Armadas da RD Congo (FARDC), indicou sexta-feira à imprensa o chefe do Estado-Maior das FARDC para as Operações e Informações, general Dieudonné Hamuli.

Para o general Hamuli, estes milicianos compreenderam que devem privilegiar a paz. "Eles integraram as FARDC com as suas munições e todo o seu armamento", sublinhou, acrescentando que o seu carderno de encargos será analisado e disposições serão tomadas para evitar que possam regressar à rebelião.

Durante a sua recente visita à RD Congo, o vice-primeiro-ministro e ministro belga dos Negócios Estrangeiros, Didier Reynders, lamentou a integração dos rebeldes no seio das FARDC.

Para o chefe da diplomacia belga, esta integração "não é uma boa coisa, porque está na origem da situação que prevalece no leste da RD Congo".

Ele insistiu, para o efeito, na necessidade de rever a política da integração dos elementos que pertenceram aos grupos armados e às milícias.

-0- PANA KON/AAS/SOC/CJB/IZ 22set2012