Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – Cerca de 60 civis morreram quinta-feira última num ataque imputado ao Exército burkinabe na localidade de Karma, no norte do Burkina Faso, soube a PANA de fonte oficial.
Um procurador, designado Lamine Kaboré, explicou que, a 21 de abril de 2023, o comandante da Brigada de Investigações da Gendarmaria de Ouahigouya, no norte do país, lhe tinha informado que, na aldeia de Karma, no Departamento de Barga, província de Yatenga, cerca de 60 pessoas tinham sido mortas por pessoas com "a farda das nossas Fossas Armadas Nacionais”.
Acrescentou que os autores destes factos terão roubado diversos bens nesta localidade e que, além disso, vários feridos foram evacuados para estruturas sanitárias onde estão a ser tratados.
"Informado sobre estes factos, cuja gravidade se apurou, o Mnistério Público deu instruções necessárias à sub-unidade de inquérito para proceder a todos os atos com vista a esclarecê-los e deter todas pessoas neles implicadas”, garantiu o procurador.
Lançou um apelo a todas as pessoas que possuíssem informações sobre estes acontecimentos para denunciarem.
O Governo burkinabe ainda não reagiu a estes acontecimentos, assinala-se.
-0- PANA TNDD/JSG/FK/DD 24abril2023