Cotonou, Benin (PANA) - Cerca de 6.709 888 eleitores são esperados para as eleições legislativas do próximo 8 de Janeiro no Benin, de acordo com a lista eleitoral informatizada provisória publicada na passada quinta-feira pela Agência de Identificação das Pessoas (ANIP).
O maior número de potenciais eleitores é registado pelo município de Abomey Calavi com 556.860 pessoas.
Esta lista provisória, publicada na quinta-feira para exibição e verificação, será corrigida e entregue à Comissão Eleitoral Nacional Autônoma (CENA) a 8 de novembro para a organização das consultas eleitorais de janeiro de 2023, que vão permitir eleger os membros do nono mandato da Assembleia nacional.
As próximas legislativas concentram a atenção dos beninenses, que desejam ver deputados da oposição sentarem-se no Parlamento.
O oitavo mandato em curso da Assembleia Nacional conta apenas com os partidários dos dois partidos favoráveis ao Presidente Talon, a União Progressista e o Bloco Republicano.
Depois da fusão da União Progressista com o Partido da Renovação Democrática (PRD) para se tornar "a União Progressista- a Renovação" (UPR), observam-se demissões de alguns membros do BR para se juntar à formação consolidada (UPR).
-0- PANA IT/JSG/DIM/MAR 12setembro 2022