Atenas, Grécia (PANA) – Treze navios encontra-se, desde quinta-feira à noite, na ilha grega de Lesbos, provenientes das costas turcas com quase 540 migrantes a bordo dos quais 240 crianças, indicaram as autoridades locais.
Segundo a imprensa local, o ministro grego dos Negócios Estrangeiros, Nikos Dendia, convocou sexta-feira o embaixador turco, em Atenas, para lhe exprimir o seu descontentamento e lembrar-lhe as obrigações do seu país em virtude da declaração da União Europeia (UE)-Turquia, de março de 2016.
A Organização Internacional para as Migrações (OIM) indicou, durante uma conferência em Atenas, que três mil 250 chegadas foram registadas durante os 15 primeiros dias de agosto, nas ilhas de Lesbos, Chios, Samos, Leros e Kos, contra cinco mil 520 para julho e dois mil e 79, em janeiro de 2019.
Do seu lado, o secretário-geral da Política Migratória no Ministério grego da Proteção do Cidadão, Patroklos Georgiadis, afirmou que o número dos migrantes este ano está “em alta”.
Reuniões governamentais decorreram esta sexta-feira para tomar medidas a propósito, disse.
Segundo ainda com a imprensa, em Atenas, que cita uma fonte governamental, um milhar de pessoas do campo de Moria vão ser transferidas brevemente para campos na Grécia continental.
-0- PANA AT/BEH/FK/IZ 31ago2019