Agência Panafricana de Notícias

Mais de 500 capacetes azuis desdobrados na conturbada cidade sudanesa de Abyei

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – Mais de 500 capacetes azuis da nova missão da Organização das Nações Unidas (ONU) foram desdobrados na região contestada de Abyei, no Sudão, e as duas partes em conflito parecem evitar o combate e estão prontas para se retirar a favor das forças de interposição onusinas.

Esta informação foi prestada quinta-feira pelo sub-secretário-geral da ONU encarregue das Opreações de Manutenção da Paz, Alain le Roy, durante uma reunião, em Nova Iorque, do Conselho de Segurança (CS) sobre o Sudão.

Ele declarou contudo que a missão onusina teve dificuldade em trabalhar com o Governo sudanês.

Em julho último, o CS da ONU tinha instaurado, para um período inicial de seis meses, a Força de Segurança Interina para Abyei (UNISFA), após o desencadeamento da violência nessa cidade e nas zonas vizinhas cobiçadas tanto pelo Sudão como pelo Sudão do Sul, o que teve por consequência a deslocação de mais de 100 mil pessoas.

O CS agiu uma semana depois de os representantes do Governo do Sudão e do Movimento de Libertaqção do Povo Sudanês (SPLM) do Sudão Sul , terem concluído um acordo que permite arranjos administrativos provisórios para Abyei e a retirada das tropas das duas partes.

«Estou feliz por anunciar que, desde terça-feira, 521 dos quatro mil e 200 soldados autorizados no seio da Força de Segurança Interina de Abyei, foram desdobrados », indicou o responsável das operações junto das Nações Unidas.

Ele acrescentou igualmente esperar dispor duma capacidade operacional de mil e 200 elementos até ao fim de julho corrente.

Embora a situação de segurança em Abyei permaneça tensa, as duas partes parecem, segundo ele, determinadas a desejar evitar qualquer escalada de violência e estão prontas para cooperar com a Força de Segurança Interina de Abyei.

Le Roy declarou igualmente que os capacetes azuis tomaram contacto com as duas partes que manifestaram a sua vontade de se retirar para facilitar o desdobramento da Força de Segurança Interina de Abyei.

Ele confirmou igualmente os relatórios divulgados por agências onusinas sengundo os quais pelo menos 113 mil pessoas foram deslocadas e um regresso em massa não está previsto antes do desdobramento da Força de Segurança Interina de Abyei e da retirada das Forças Armadas do Norte e do Sul.

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon anunciou igualmente a nomeação do general das Forças Armadas, Tadesse Werede Tesfay, da Etiópia, à frente da missão e comandante da Força de Segurança Interina de Abyei.

O general Tesfay dirigiu o Departamento de Formação mista das Forças Nacional de Defesa da Eiópia.

-0- PANA AA/MA/ASA/TBM/SOC/MAR/DD 29julho2011