Mais de 5,5 toneladas de drogas destruídas no Mali
Bamako, Mali (PANA) - As autoridades malianas destruíram mais de 5,5 toneladas de produtos farmacêuticos e narcóticos apreendidos por diferentes estruturas alfandegárias, no país, soube a PANA quarta-feira junto da Direção Geral da Alfândega, em Bamako.
O ato levado a cabo através da Comissão Nacional de Destruição, realizou-se, em Dio, círculo de Kati, a cerca de 40 quilómetros da capital maliana.
Segundo a fonte, este foi o resultado de uma operação decorrida de 8 a 9 de agosto corrente como parte dos esforços de luta contra a contrafação de medicamentos, estupefacientes e outros produtos de contrabando.
A destruição visou os produtos apreendidos na sequência de investigações e patrulhas aduaneiras efetuadas, em todo o país.
Trata-se de cerca de 5,5 toneladas de drogas com um valor de mercado estimado em mais de 6,2 biliões de franco CFA, várias toneladas de drogas contrafeitas, bebidas alcoólicas adulteradas e outros produtos.
Estiveram presentes no ato o presidente da Comissão Nacional para a Destruição de Drogas Ilícitas e Estupefacientes, Yaya Coulibaly, e o diretor de investigação da Direção-Geral das Alfândegas, Ahmadou Sanogo.
Os produtos destruídos foram apreendidos principalmente em esconderijos criados para evitar qualquer controlo aduaneiro ou para enganar a vigilância dos agentes alfandegários.
Na ocasião, Sanogo pediu o apoio das populações, que devem colaborar mais com os serviços de repressão, fornecendo-lhes informações, para que possam cumprir a sua missão de salvaguardar a saúde e a segurança públicas, mas também e sobretudo a moral pública.
Por seu turno, Coulibaly ressaltou que a luta contra esses produtos ilícitos é uma ação comum que beneficia a todos, lamentando o envolvimento de crianças nessa prática, que destrói a juventude.
-0- PANA GT/TBM/DIM/IZ 15ago2019