Agência Panafricana de Notícias

Mais de 4 milhões de euros da Bélgica para prevenir catástrofes naturais nos Grandes Lagos

Bruxelas, Bélgica (PANA) - A Bélgica decidiu desembolsar quatro milhões e 100 mil euros para a prevenção das catástrofes naturais na região dos Grandes Lagos em África, anunciou esta quarta-feira o ministro belga do Desenvolvimento, Alexander De Croo.

Segundo o comunicado, estes fundos, que serão administrados pela Cruz Vermelha de Flandres, uma entidade federada do Reino da Bélgica, permitirão dar uma assistência a pelo menos 60 milhões de pessoas em caso de catástrofe natural que afeta o Rwanda, o Uganda e o Burundi.

Ele precisa que estes fundos permitirão, nomeadamente, à Cruz Vermelha de Flandres adquirir ambulâncias, abrigos, macas e outros materiais de socorros e poder armazená-los com segurança numa zona não longínqua da catástrofe para poder assistir rapidamente os sinistrados.

Os fundos servirão igualmente para formações sobre os primeiros socorros e para o abastecimento de água potável em caso de catástrofe.

As populações da região serão sensibilizadas a preparar-se em caso de catástrofe.

Lembre-se que, nos últimos 10 anos, as catástrofes naturais (vulcões, terramotos, inundações e outros) na região dos Grandes Lagos afetaram 12 milhões de pessoas e fizeram mais de duas mil vítimas.

-0- PANA AK/JSG/IBA/FK/IZ 1março2017