Agência Panafricana de Notícias

Mais de 36 mil pessoas deslocadas em Tripoli devido a confrontos armados

Tripoli, Líbia (PANA) - Pelo menos sete mil e 240 famílias ou cerca de 36 mil e 200 pessoas foram deslocadas de Tripoli devido aos confrontos armados em curso entre milícias rivais que se batem pelo controlo do aeroporto local há quase um mês, anunciou o Conselho Local (Câmara Municipal) da capital líbia.

Estas pessoas deslocadas vêm de diferentes distritos da cidade, designadamente Souk al-Khamis Amsihl, al-Sebaa, Sidi Sayeh, Tajoura, al-Garbouli, Aïn Zara, Tripoli-centro, Janzour e Abou Slim, indicou Riadh al-Chérif, membro do comité de crise de Tripoli que acrescentou que o seu comité forneceu aos deslocados os meios necessários.

Segundo ele, o comité tem estado a fazer todos os esforços com os meios de que dispõe para cobrir as necessidades das famílias deslocadas, nomeadamente em matéria de serviços básicos.

Ele revelou que as autoridades municipais coordenam com as sub-comissões nos bairros para continuar o recenseamento das famílias deslocadas e determinar as suas condições para uma melhor cobertura das suas necessidades.

Confrontos armados opõem desde 13 de julho último ex-rebeldes de Zenten, que controlam o aeroporto de Tripoli desde a destituição em 2011 do regime de Muamar Kadafi, a outros ex-rebeldes de Misrata, apoiados por elementos da Câmara dos Revolucionários da Líbia, de orientação islamita.

-0- PANA BY/JSG/MAR/IZ 11agosto2014